Idiomas

English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Um pouco sobre o Blog ...

Este Blog abrange todo o nosso aprendizado nestes 54 anos de estudos onde percorremos as escolas compreendidas pelo espiritismo, cristianismo, teosofia, budismo, zen-budismo, hinduísmo, rosa-crucianismo e gnose, não descurando da astrologia, astronomia e todas as ciências físicas com suas derivações.

domingo, 10 de março de 2013

O MOMENTO ATUAL DA HUMANIDADE E O OBJETIVO SUPERIOR DA MAÇONARIA E DAS FRATERNIDADES ROSA-CRUZ



“O trabalho que se realiza dentro do “Triângulo Superior” que dirige a evolução da vida na face da Terra terá por resultado a Primeira Iniciação, ou seja, O NASCIMENTO DE CRISTO na caverna do coração, como cerimônia fundamental da NOVA RELIGIÃO MUNDIAL”

“ELE virá indefectivelmente quanto se tenha, em certa medida, restabelecido a PAZ” 

“O único motivo que poderia deter SUA Manifestação seria o fracasso da humanidade em preparar o cenário (“cenáculo”) mundial para tão magno acontecimento (“Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas”)

Mestre Djwal Kuhl – O Tibetano


Este artigo tem como objetivo chamar a atenção de todos  os membros componentes das Lojas Maçônicas e das Fraternidades Rosa-cruz de nosso País para  alguns  fatos que sucederam nos céus de nosso Planeta, que parecem esquecidos, fatos esses que necessitam de uma observação mais acurada por todos nós, pois existe muita concordância entre eles e o que se encontra no Evangelho.

Senão vejamos:

a) em Mateus, no capítulo 24, podemos ler o seguinte:               
(O princípio das dores)

“Vede que ninguém vos engane. Porque virão muitos em meu nome, dizendo: EU Sou o Cristo e enganarão a muitos.
....porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os eleitos. E certamente ouvireis falar de guerras e rumores de guerra; vede que não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mais ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino e haverá fome e terremotos em vários lugares; porém tudo isso é o princípio do fim. Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém que perseverar até o fim, será salvo”.


Estas profecias constam do Evangelho Cristão e, se meditarmos um pouco sobre este assunto, veremos que tudo isto está presente em nossos dias.
As guerras e os rumores de guerra não cessam nas manchetes dos jornais; se atentarmos bem, muitas vezes vamos presenciá-las também presente dentro de nossos lares, em nosso ambiente de trabalho e até mesmo dentro da organização religiosa a que pertencemos.  A fome parece imperar no mundo e o número dos que não conseguem o pão de cada dia aumenta cada vez mais.
Outro fato que chama atenção é o número de terremotos e fenômenos atmosféricos como tufões, surgimento e desaparecimento de ilhas, explosão de vulcões e um desequilíbrio total do clima no Planeta, nisso incluindo a diminuição da camada de ozônio e o aumento da temperatura do globo com o conseqüente degelo das calotas polares.
Os escândalos se sucedem e parece que realmente a iniquidade venceu o amor entre os seres humanos, visto que a desconfiança, o ódio e rivalidade imperam em todos os lugares.
Os falsos Cristos estão aí, entronizados pela ignorância da Humanidade, que continua procurando alhures, fora de si mesma, Guias que muitas vezes não têm condições nem mesmo de guiarem a si mesmos. Espera ansiosamente a volta daquele que jamais a abandonou, pois o Cristo Real e Verdadeiro sempre esteve conosco, pois mora em nossa Cruz humana, dentro do templo de nosso coração.
E o citado capítulo do Evangelho continua confirmando a transcendência e o valor da profecia em estudo quando, no versículo 30 diz textualmente:     

“... então aparecerá no Céu o sinal do Filho do Homem”

Poderíamos perguntar: Que sinal seria esse?

Em primeiro lugar, é preciso que saibamos que a palavra sinal e signo tem o mesmo valor indicativo; sua tradução do grego por sinal foi mais “católica” do que devia, pois seu sentido real encerrava o de signo zodiacal, o que nos permitiria ler o versículo da seguinte forma:

“... então aparecerá no Céu o signo do Filho do Homem”

E qual é o signo do filho do Homem?

Entre os astrólogos e aqueles que estudam Astrologia como ciência espiritual é sabido que o Signo de Aquário é representado por um Homem que derrama, de um cântaro que tem sobre os ombros, eflúvios espirituais (não água) sobre o planeta Terra. E isto  pode ser perfeitamente entendido  pela análise fria e científica do versículo, comparando-o com outra citação evangélica contida em:

Lucas 22: 7 a 13 e Marcos 14:12/16, onde lemos o seguinte:

“Ao entrardes na cidade encontrareis um homem com um cântaro d’água; segui-o até a casa em que ele entrar e dizei ao dono da casa: “O Mestre manda perguntar-te: onde é o aposento no qual hei de comer a páscoa com meus discípulos”.
Ganimedes - Símbolo do Signo de Aquário

Ele, então, vos mostrará um espaçoso cenáculo mobiliado. Ali fazei os preparativos.
Ora, sabemos que na época deste acontecimento evangélico, um representante do sexo masculino, ou seja, um homem, não podia ser visto carregando um cântaro d’água, atividade exclusiva de mulheres, o que o Mestre Jesus não desconhecia. Portanto, o versículo e a ordem nele implícita, não podiam se referir a um fato mundano daquela época. 
Estudado, entretanto à luz da Ciência Espiritual podemos vislumbrar nele, um sentido oculto, que se manifesta como uma profecia, que se realiza nos dias em que estamos vivendo.
Senão vejamos: Neste capítulo do Evangelho fica claro os seguintes pontos:
a)    o homem com um cântaro d’água refere-se à Ganimedes, o símbolo zodiacal da constelação de Aquário, representado por um homem com um cântaro no ombro, cujo conteúdo é derramado sobre a eclíptica solar.
b)  A festa a ser comemorada é a Páscoa, ou Pessah, significando a comemoração da passagem pelo Mar vermelho realizada pelos Judeus, depois do cativeiro sob o jugo de Faraó.
c)   Isto posto, podemos seguramente deduzir que a mensagem contida no ensinamento evangélico é a promessa de nova manifestação da energia Crística quando da passagem da Era de Peixes para a Era de Aquário, quando:

“... então aparecerá no Céu o signo do Filho do Homem”

Ele viria, num novo cenáculo, ou seja, em novas condições, num mundo novo ou renovado, “comer a páscoa”, isto é, comemorar a passagem da Era de Peixes para a Era de Aquário, com aqueles que foram salvos do jugo da ignorância, inaugurando uma nova etapa da jornada humana na face da terra, objetivando outro tipo de progresso espiritual para o Planeta Terra.
É importante notar, também, que tudo isto será realizado em Jerusalém e Jerusalém significa a Casa ou Cidade da PAZ, condição imprescindível a ser instaurada na Terra para que esta manifestação possa ocorrer durante a Era de Aquário.
Mas não terminam aqui, as comprovações sobre a necessidade dos Maçons e frateres e sórores Rosa-cruz estarem atentos aos grandes fenômenos que estão ocorrendo nos céus e que comprovam perfeitamente a importância do momento que estamos vivendo na face da Terra.
No dia 5 de fevereiro de 1962, tivemos um acontecimento singular em nosso sistema solar: 7 Planetas (Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Saturno e Júpiter e também o Sol estavam no signo de Aquário, exatamente na Casa 11, a Casa de Aquário, regida por Urano. URANO, mesmo, estava no signo de Leão, regido pelo Sol e Netuno estava em Escorpião, o signo das transformações e do renascimento espiritual.
No dia 13 de Janeiro de 1996, também tivemos outro acontecimento celeste, que também consideramos muito importante para a vida do homem no planeta Terra: O planeta Urano, que em Astrologia Esotérica é o próprio veículo substitutivo do Sol para o Planeta Terra e regente da Era de Aquário entrou no Signo de Aquário, onde permaneceu durante alguns anos, passando posteriormente por 7,5 anos em Peixes e atualmente está no Signo de Áries desde 2010.
No dia 29 do mês de janeiro de 1998, o Planeta Netuno, regente da Era de Peixes, que regeu os destinos da humanidade durante estes últimos 2.000 anos, penetrou no signo de Aquário e ali permaneceu até 1/2/2012 regressando então para Peixes, signo de sua regência onde está no momento.
A singularidade deste fato está em que, neste mesmo dia, quando Netuno chegou a Aquário, lá encontrou também os Elementos mais representativos do nosso Zodíaco: o Sol, representando O Criador ou Deus de nosso sistema; a Lua, representando o aspecto materno da criação, ou seja, a mãe; Júpiter, regente de tudo aquilo que concerne a Religião, a Justiça e ao crescimento espiritual do homem na face da Terra e também Urano, o Regente da Nova Era, a Era de Aquário, que substitui a Era de Peixes, regida por Netuno, época do aparecimento do Cristianismo em nossa cultura.
Tudo isto aparece à nossa imaginação como se o Grande Ser, cuja vida anima o Planeta NETUNO, viesse entregar o Bastão de comando, exercido durante os últimos 2.160 anos, ao Grande Ser cuja vida anima o Planeta Urano, para que este exerça a totalidade de sua força e Poder sobre os destinos da humanidade nos próximos 2000 anos.  Isto acontece perante o Grande Ser no qual vivemos, nos movemos e temos o nosso Ser, ou seja, O SOL QUE ESTÁ POR TRÁS DE NOSSO SOL VISÍVEL, o nosso Pai que está no céu, pois sem ele a vida não existiria no Planeta; isto acontece perante o Senhor das Religiões, o Grande Ser que anima a vida no Planeta Júpiter e Aquela que representa, para nós, a mãe Natureza, a Lua, tão importante nos períodos cíclicos da vida atual no Planeta Terra.
Desta forma podemos concluir que as profecias estão se realizando, com grandes sinais acontecendo sobre nossas cabeças e, entretanto, continuamos perdidos em nossos quefazeres mais inferiores, sem compreender a grande oportunidade que nos está sendo dada para colaborarmos para um mundo melhor e uma HUMANIDADE mais consciente neste Planeta.
Todos podemos fazer alguma coisa e o que fizermos para que a PAZ se faça na Terra aparecerá como grande colaboração de nossas almas dentro deste processo grandioso do qual estamos participando.
A Maçonaria deve trabalhar nesse sentido. É preciso que os Maçons e os Rosa-cruz passem a sair de seus Templo olhando para o céu, procurando não esquecer jamais que estamos vivendo sob as forças da Era de Aquário, Signo do Filho do Homem, o Cristo de Deus. Com esta lembrança devem, primeiramente, fazer a paz em si mesmos, depois dentro de seus lares, entre seus irmãos e amigos, entre seus inimigos e, por fim, em todas as manifestações de vida que encontrar. Assim procedendo, a Maçonaria e a Fraternidade Rosa-Cruz estarão trabalhando para que a paz do CRISTO REINE NOS CORAÇÕES DE TODOS OS HOMENS.
As promessas do Cristo, contidas no Evangelho estão sendo cumpridas. Façamos a nossa parte entesourando em nossa rotina os novos pensamentos da Era de Aquário que expomos em seguida:

Pensamentos sobre a ERA DE AQUÁRIO

Durante a Era de Peixes aprendemos ou deveríamos ter aprendido a expressar o Amor Divino através do perdão, da tolerância, da compreensão e pelo sentimento da fraternidade, ou seja, de que todos somos irmãos e temos um único Pai. Estas foram as qualidades, que a Igreja Romana tentou transmitir dentro de sua ótica devocional e, da mesma forma que os povos asiáticos vivenciaram sob o aspecto do fanatismo religioso, resultando tanto nas perseguições religiosas como na ignorância dos povos ocidentais da verdadeira mensagem do Cristo.


Na Nova Era

O homem precisa se conscientizar do Plano de Deus (o Logos Solar do nosso sistema) e colaborar conscientemente com esse plano, que será demonstrado através da Maçonaria, da Fraternidade Rosa-Cruz e demais Sociedades espiritualistas, pela exposição de seus princípios básicos.
A preocupação ou o objetivo do homem mais evoluído não deverá estar mais focalizado em si, em sua pessoa, nem nas conquistas das qualidades que possam permitir-lhe um progresso objetivando alcançar um “céu” mais venturoso e feliz ao findar sua vida ou, ainda em se sobrepor, pelo seu maior desenvolvimento, aos seus irmãos do caminho.
Agora, o homem deve aprender a esquecer de si e trabalhar para o progresso da comunidade em que vive, afastando o enfoque do desenvolvimento pessoal para colocá-lo no progresso do grupo. Ao proceder assim, conquistará aquilo que durante muito tempo tentou fazer através de práticas espiritualistas isoladas que não se coadunam mais com a NOVA ERA e pertence a época devocional relativa ao Cristianismo.
O Homem passará a vivenciar um organismo mais complexo, porém com muito maior força espiritual, capaz ensejar realizações que fogem a nossa expectativa de avaliação, mas que, por analogia, já podemos vislumbrar quando apreciamos os trabalhos dos grupos, hoje realizados pelas diversas igrejas, centros espíritas e organizações ritualistas em geral.
A essência das Verdades ensinadas pelo Buda e pelo Cristo constituir-se-ão a base da vida e do pensamento humano para a nova raça de homens que habitarão o Planeta.

Os Mestres têm ensinado sobre a Nova Era o seguinte

1)    A Nova Era marcará o primado das energias da Alma sobre a personalidade. O homem pessoal reconhecerá o homem transcendente e luminoso (O Cristo Interno) que vive dentro dele.
2)    Ocorrerão transformações em todos os campos da manifestação da vida; a intuição, a vista etérica e a clariaudiência serão desenvolvidas, permitindo o contato direto do homem, tanto com o Plano da Alma como com os nossos irmãos dos Reinos Elementais.
3)    A influência das novas radiações cósmicas - principalmente as estelares da constelação de Aquário, das conjunções planetárias e dos eflúvios da aura do Cristo, envolvendo o Planeta - modificarão os corpos e a consciência da humanidade, bem como dos outros seres da criação, preparando-os para refletirem novos tipos de energia.
4)    Também a mente humana alcançará o início de um novo estágio. A Razão, apanágio de nosso atual estado evolutivo, estará dirigida pela Intuição, que desvelará a Realidade do Divino como origem do próprio homem.
5)    O conhecimento de si mesmo se fará através de uma nova psicologia e do estudo profundo da Alma, com técnicas também científicas, objetivando-se a superação dos estágios de inconsciência provocados pelo sono e pelos estados alterados da mente.
6)   A pedagogia aplicará técnicas que terão como escopo a superação da lógica e da memória como estrutura da vida mental das crianças, levando-as a contemplação da realidade em planos de consciência mais elevados e a participação consciente dentro dos objetivos superiores da vida no Planeta Terra.
7) A religião perderá seu aspecto devocional inferior e o novo homem procurará refletir as energias da Harmonia e da Beleza como forma de expressar a Divindade. Estará baseada na existência de Deus, na relação do homem com o Divino, na realidade da imortalidade, na continuidade da revelação divina e, também, na constante aparição de mensageiros provenientes do Centro Divino que se manifestarão através de medianeiros devidamente preparados para isto. A estes fatos, se agregarão o conhecimento seguro e instintivo que o homem possui da existência do caminho para Deus e sua capacidade para pisá-lo, aceitando a transcendência e a imanência de Deus em cada forma de vida.

Estas são as verdades fundamentais sobre as quais descansará a Religião do Futuro. A nota chave dessa religião será a “Aproximação ao Divino” ou, parafraseando o Evangelho, “Achegai-vos ao Senhor e ele se achegará a vós”.

8)  A Filosofia pura nos levará à compreensão do Plano de Deus para o Planeta Terra, transformando os “preconceitos” em percepção real.
9)  Na Nova Era a ciência da Invocação e Evocação substituirá as orações; serão estabelecidas Retas Relações humanas; o homem aprenderá a lei dos renascimentos dentro de si mesmo e serão revelados, para todos os Mistérios da Iniciação.
  
A Maçonaria, a Fraternidade Rosa-Cruz e as demais sociedades espiritualistas espalhadas pelo mundo serão conclamadas a ajudar na educação da humanidade atual, preparando-a para a Nova Era, ensinando a distinguir:

a) a Luz da Alma, iluminando as forças a serviço do Propósito Divino, que levará milhares de pessoas à Senda do Discipulado;

b) o que é participação e o que é egoísmo, delineando um mundo futuro onde prevalecerão as 4 liberdades (liberdade de ir e vir, liberdade de pensar, liberdade para agir e liberdade de ser) e onde todos terão o necessário para viver corretamente;

c) a luz e a obscuridade, tornando manifesta a diferença entre um futuro iluminado pela verdade e pleno de oportunidades para todos e a escravidão, dirigida pelas forças sombrias, voltadas para o poder e o passado;

d) entre Fraternidade e Separatividade; Fraternidade indicando uma ordem mundial, onde os ódios raciais e as diferenças de casta e religião já não constituirão barreiras para o entendimento internacional;

e) entre o Todo e a Parte, assinalando a época que se aproxima - sob o impulso evolutivo do espírito - onde a parte assume sua responsabilidade pelo todo e o Todo existe, consciente, pelo bem da parte.


A educação acima preconizada deverá estar preparada para aceitar:
                               
1) A energia da intuição, que dissipará a ilusão mundial e aumentará sensivelmente a fila de Iniciados na Ciência Espiritual.
2)     A energia da inspiração, que em seu poder envolvente, como uma rajada de vento, desvitalizará ou afastará o poder atrativo da matéria ou substância. Isto libertará milhares de pessoas para entrarem no Caminho da Provação.
3)    A necessidade de se voltar para os necessitados de amparo fraterno, seja no campo da cura psíquica ou material, a fim de que o flagelo da desarmonia desapareça da face da Terra e os homens possam se reconhecer como Deuses (que, em verdade, são).
4)   A renúncia e a vontade de sacrificar-se, como a nota chave daqueles que aspiram servir ao Cristo perante a humanidade em seu reaparecimento pleno no coração de todos os que vivem em nosso Planeta no período intermediário entre a antiga e a Nova Era.
5)  Sem essa aceitação, estaremos navegando na contra-mão da história e perdendo a grande oportunidade - pela qual lutamos durante várias existências - de estarmos encarnados neste princípio da Era de Aquário e atuarmos conscientemente, como colaboradores do Cristo e servidores da Nova Raça.

Acrescentamos ainda que durante a ocorrência da Lua cheia de maio de 1945 começaram a afluir à mente dos homens as energias de iluminação que iniciaram a nova educação mundial.
Em junho de 1945, a Energia Cristica colocou em movimento as energias de reconstrução vinculadas ao aspecto VONTADE.  O objetivo principal dessas energias construtivas e sintetizadoras é o de lentamente converter, em prática, o sentido da palavra unidade entre as nações e os povos.
(Os acontecimentos ocorridos nos últimos anos com a transformação política da Rússia, a queda do Muro de Berlim, o surgimento da Comunidade Econômica Européia, a atual aliança comercial entre os países do cone sul da América (Mercosul) e o NAFTA liderado pelos EE.UU., são alguns dos acontecimentos que já podem ser considerados como cumprimento dessa ação, oriunda dos Planos mais sutis e que o homem comum não percebe, principalmente se considerarmos que, há alguns anos atrás, ninguém podia pensar que estes fatos pudessem acontecer dentro de tão pouco tempo e sem uma guerra que todos previam e temiam iminente).
Vivemos no limiar de uma época de tremendas transformações; o homem atual começa a compreender, de forma intuitiva e espiritual, o Plano de Deus para o nosso Planeta. Dentro de mais algum tempo estaremos aptos a vivenciar os poderes necessários para dirigir as energias da nova Era e naturalmente as utilizaremos para alcançar objetivos determinados, dentro do Plano Divino, vencendo obstáculos e destruindo todos os impedimentos a que agora estamos submetidos.

Concluindo, apresentamos algumas questões

a) Será que estamos preparados para todos estes novos enfoques da Verdade? Ou será que nos portaremos como neo-fariseus, envolvidos pela fascinação do passado em detrimento do novo?

b) Lemos em Jo. 16:12 e 13: “Tenho muito que dizer-vos, mas não o podeis suportar agora. Quando vier porém o Espírito da Verdade, Ele vos guiará à toda Verdade”. Será que estamos aptos a percepção das mensagens do Espírito da Verdade ou será que engrossaremos de novo a horda dos sacrificadores do Cristo, aprisionados pelo fanatismo religioso?

c) Como chegarão essas mensagens até nós; será dentro de padrões aceitáveis pela nossa educação atual?


A abertura de nossa consciência para aquilatar o que está exposto é que revelará nossa condição atual.  A simples meditação sobre o que está exposto é um bom exercício de verificação. Vamos fazê-lo?

De tudo o foi exposto acima podemos concluir:

O amor e a sabedoria constituir-se-ão num passaporte valioso para a Nova Era.
Sabemos que a Lei continuará a mesma até que se cumpra o Plano de Deus para o Planeta Terra (Eu não vim revogar a Lei, mas fazê-la cumprir - (Mt. 5:17). O enfoque dessa mesma Lei, numa oitava superior, será a missão da Nova Energia Crística ou Avatárica para a Era de Aquário.
Paralelamente, os Mestres da Grande Fraternidade Branca preconizam dois mandamentos importantes para nossa época:
1° Amai-vos uns aos outros
2° Instruí-vos
Os sinais dos tempos já estão presentes no nosso dia a dia. Vamos acordar de nosso torpor espiritual e nos preparar para os acontecimentos da NOVA ERA?
Aqueles que são verdadeiramente Maçons, Rosa-Cruz e Espiritualistas responderão a esta pergunta afirmativamente.



Panyatara