Idiomas

English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Um pouco sobre o Blog ...

Este Blog abrange todo o nosso aprendizado nestes 54 anos de estudos onde percorremos as escolas compreendidas pelo espiritismo, cristianismo, teosofia, budismo, zen-budismo, hinduísmo, rosa-crucianismo e gnose, não descurando da astrologia, astronomia e todas as ciências físicas com suas derivações.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

POIMANDRES

POIMANDRES

(Comentado por Panyatara)

Aqueles que realmente buscam a Verdade não podem deixar de ler e estudar a obra “Corpus Hermeticum” que teria sido escrita por Hermes Trismegistos, constituída do Discurso de Iniciação do próprio Hermes Trismegistos e d”A Tábua de Esmeralda.
No primeiro Capítulo do livro temos o colóquio entre Poimandres, o Noûs (Mente Divina) de Hermes e o próprio, cujos trechos mais simbólicos procuramos comentar para facilitar o entendimento da mensagem que ele encerra.
É interessante observar que o livro OS DEUSES ATÔMICOS fala detalhadamente de Poimandres como a Átomo Noûs, existente no ventrículo esquerdo de cada coração humano e o Mestre M. ensina, através do que denomina Ioga Ocidental, uma fórmula prática para acessar a sabedoria nele existente.
Nesta abordagem do primeiro capítulo do livro, onde Poimandres revela a Hermes Trismegistos a sabedoria que o transformará no arauto da Verdade para épocas futuras, a mensagem que todos devemos procurar compreender, porque nela existe o verdadeiro fundamento de nossa vida na face da Terra, é a oportunidade que temos para colaborar na transformação, não somente nossa, mas de toda a humanidade.
É importante também verificarmos que desde épocas remotas nos tem chegado a mesma mensagem (o EU SOU é a única realidade em nossas vidas) confirmando e comprovando os ensinamentos de Rama, de Krshna, de Buda e de Jesus, todos procurando direcionar a mente e a ação dos seres humanos para uma realidade que precisa ser observada, tanto para melhorar as condições de vida do ser humano na face da Terra, como para evitar os sofrimentos e vibrações terríveis de sofrimento e frustração dos mesmos quando se despem do corpo de carne e se encontram no outro lado da vida despreparados para enfrentar as consequências de suas atitudes enquanto encarnados, por terem dissipados existências inteiras sem nada produzir para se aproximar desse Ser maravilhoso que mora em nossos corações e tenta nos ajudar a vencer nossa própria ignorância. Todos temos um Poimandres dentro de nós e o mesmo arde em amor para nos ajudar a conquistar nossa emancipação total da dor e do sofrimento. Examinem cada palavra do que está escrito e aqueles que desejarem fazer perguntas, ou melhor, trocar ideias comigo sobre a forma em que estão expostas as verdades iniciáticas neste livro, podem ficar na certeza de que terei imenso prazer em discutir o assunto, naturalmente dentro de minhas limitações.
Geralmente o estudante “gosta apenas de saber das coisas”, porém o objetivo da Ciência Espiritual é torná-lo consciente de que é, na verdade, o morador de um corpo material que putrefará quando a Vida (o Espírito) abandonar este invólucro ao qual está tão identificado que não percebe que ele não é o Corpo, mas a Vida que o anima. Minha experiência de vida, embora saiba que só servirá para mim mesmo diz: Acorde, meu irmão! Vale a pena pelo menos tentar se identificar com sua Realidade interna. Ela te ama e, ao primeiro sentimento de sua aspiração sincera, ela fará um esforço inaudito para envolvê-lo em seu amor. Fuja das ilusões provocadas pela mente e desenvolva sua intuição; verá que existem outras formas de saber e, o espiritual, só nos chegará quando aprendermos a confiar na sabedoria de nosso Homem Interior do coração (1Pedro 3;4:..seja, porém, o homem interior do oração unido ao incorruptível de um espírito manso e tranquilo que é de grande valor diante de Deus).

Panyatara


Para ler o Artigo Poimandres em PDF clique abaixo com a opção de baixar em PDF para o seu computador.

https://sites.google.com/site/corpushermeticumpoimandres/

6 comentários:

  1. Olá Jayr!
    A passagem da Bíblia citada no final é muito interessante.
    Porém, quando fui olhar o contexto, percebi, pelos versículos anteriores, que estava endereçada às mulheres,
    Apesar de concordar coma sua interpretação, como posso interpretar os versículos anteriores junto a essa passagem? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá V for Victory:
      Há quanto tempo não aparece!
      Desculpe a demora de minha resposta, porém confesso que não entendi bem sua dúvida, pelas seguintes razões:
      1º todo o texto de Poimandres é uma Resposta da ALMA para a Personalidade denominada Hermes.
      2º A parte final de minha apresentação diz o seguinte:
      Fuja das ilusões provocadas pela mente e desenvolva sua intuição; verá que existem outras formas de saber e, o espiritual, só nos chegará quando aprendermos a confiar na sabedoria de nosso Homem Interior do coração (1Pedro 3;4:..seja, porém, o homem interior do coração unido ao incorruptível de um espírito manso e tranquilo que é de grande valor diante de Deus).
      Este trecho fala da necessidade que nosso Ser Interno (A Alma, que se manifesta no Átomo Nous) tem necessidade da perfeita conduta do Ser humano (a Personalidade, que utiliza os corpos feitos de matéria física, emocional e mental) para poder acessar a Consciência do Espírito (Vida) que se manifesta nele.
      Geralmente quando se pergunta a uma pessoa como o homem é formado, recebemos a resposta ESPÍRITO, ALMA E CORPO, o que é um grande erro, pois o a constituição do homem espiritual é ESPÍRITO, ALMA E PERSONALIDADE. Seus corpos, ou veículos de manifestação são constituídos de três tipos de matéria onde projeta sua ação (corpo físico, suas emoções (corpo astral) e seus pensamentos (corpo mental), todos três em evolução, para poderem manifestar “o incorruptível de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus”.
      Como não sei se esta era sua dúvida, fico aguardando, com muito carinho, sua avaliação de meu entendimento.
      Por favor, não deixe de me responder, pois pretendo levar nosso “papo” para meu Blog.
      Um forte abraço e muito êxito em seus avanços espirituais.
      Panyatara

      Excluir
  2. Boa noite, o TODO como é citado no caibalion, está para além dos deuses gregorios das religiões, ou no final todos eles são a representação do todo em diferentes povos?

    ResponderExcluir
  3. O todo e oque chamam de Deus por aí nas filozofias terrena e religioes,Nós somos parte do TODO somos um particula do TODO,ja algum tempo cortei a palavra deus do meu vocabulário.

    ResponderExcluir
  4. EU SOU O EU SOU o principio vida a vida em continuação,nós somos o a personificação do TODO o proprio TODO.
    O TODA se faz materia para sua propria evolução,qdo o corpo materia .morre a Energia sobe de volta para o TODO,e qdo nasce alguem recebe os reflexos do outro que passou por aqui é oque chamam de reencarnação,os kardecistas estão equivocados qto a reencarnação.

    ResponderExcluir
  5. Imensamente grata pela disponibilização desta preciosas postagens

    ResponderExcluir