Idiomas

English French German Spain Italian Dutch Russian Hindi Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Um pouco sobre o Blog ...

Este Blog abrange todo o nosso aprendizado nestes 54 anos de estudos onde percorremos as escolas compreendidas pelo espiritismo, cristianismo, teosofia, budismo, zen-budismo, hinduísmo, rosa-crucianismo e gnose, não descurando da astrologia, astronomia e todas as ciências físicas com suas derivações.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

OS 7 PORTAIS

Geralmente, o estudante que se aproxima das verdades que envolvem sua natureza espiritual fica empolgado (alguns até mesmo se tornam fanatizados) com as possibilidades que estas lhe oferecem para suplantar, tanto suas limitações pessoais, como, por exemplo, a dependência dos fatores sociais que o aprisionam e aos quais sua felicidade está submetida, bem como a possibilidade de adquirir poderes com os quais pensa poder submeter as ordens do Universo a seu bel-prazer.
A busca do desenvolvimento de sua natureza interna passa a ser o motivo principal de sua vida e, para isto não mede esforços. Passa a atender prazeroso ao chamado das várias escolas e disciplinas esotéricas (maçonaria, rosacrucianismo, gnosticismo, cabalismo esotérico e muitas outras rotulações religiosas, tanto orientais como ocidentais) que lhe prometem, através de práticas e de rituais iniciáticos, o caminho seguro para um estado de consciência que alegam possuir, porém sem apresentar, entre seus dirigentes, os resultados esperados pelo verdadeiro estudante.
Quase todas estas escolas abordam as energias mais sutis que envolvem a evolução do Ser humano na face da Terra, bem como a possibilidade de estudo pormenorizado dos centros de força (Chacras) existentes na estrutura humana e falam da importância fundamental de se fazer com que a energia Solar (kundalinî) suba de seu assento na base do cóccix[1] para o alto da cabeça (Chacra coronário).
            Algumas abordam escancaradamente os benefícios contidos na energia sexual para tal consecução e preconizam a pratica do sexo obedecendo cânones dificilmente alcançáveis e outros, pudicamente, consideram esta abordagem como magia negra. Ambas ouviram o galo cantar, mas não sabem onde, daí que os resultados apresentados são nulos, nisto ficando incluso o próprio sucesso de seus gurus ou mestres, alguns se servindo inclusive de ervas alucinógenas para obter um resultado que além de duvidoso quase sempre provoca distúrbios que necessitam, às vezes, várias encarnações para serem sanados.
Os verdadeiros Mestres de Sabedoria são unanimes em alertar que somente um Mestre verdadeiramente iniciado pode ajudar nesta empresa e vivemos em busca do mesmo ignorando que o mesmo está dentro de nós mesmos.
O caminho a ser percorrido (preconizado em todas as religiões) só pode ser pisado por aquele que está realmente disposto a dominar suas viciações pessoais porque, ao contrário, em vez de se iluminar, o Aspirante poderá se autodestruir, com consequências desastrosas para suas aspirações e seu progresso evolutivo natural.
Apontamos abaixo quais as virtudes que naturalmente devem ser conquistadas por aqueles que aspiram sinceramente a atravessar os 7 PORTAIS da Sabedoria e conquistar a condição de verdadeiro servidor da OBRA, ou seja, um Maçom Perfeito ou um autêntico Rosa-cruz. As informações dadas objetivam apenas a comprovação, pelo próprio estudante, do que está acontecendo com ele em termos de desenvolvimento espiritual e, ao invés de colocá-lo num grau de supremacia em relação a qualquer coisa, deve torná-lo consciente que o desenvolvimento natural dessa energia está se fazendo de acordo com a Sabedoria da Natureza, que oferece sempre o troféu de nossas conquistas no campo espiritual a todos aqueles que aprendem a se disciplinar para poder servir melhor.
Disciplina e vontade de servir constituem o passaporte seguro para transpor os 7 Portais de Sabedoria.


O 1º PORTAL: PACIÊNCIA
A virtude a ser adquirida para que os eflúvios de Kundalinî penetrem naturalmente por este chacra, sem os perigos de aumentar nossa animalidade ad infinitum é: A PACIÊNCIA.
O Caminho a ser percorrido para a conquista desta virtude implica em:
1. Purificar o coração.
2. Abandonar as imitações cegas, adquiridas de nossos antepassados (aprisionamento dentro de certos conceitos, sejam religiosos, sociais ou disciplinares) que não nos levam a nada, pois a instituição dos mesmos em nossas vidas são frutos mais de uma acomodação do que uma tomada de posição em relação ao que se passa dentro de nós.
3. Adoção de uma atitude serena e consentânea aos valores do Evangelho (O meu Reino não é deste mundo, etc., etc.).
4. Aprender a sofrer a incompreensão e o abandono dos amigos que não nos acompanharão neste propósito e nos considerarão alienados, fracos, sem atitudes e faltos de comprometimento com as posturas antes seguidas e que agora queremos abandonar; não devemos nos preocupar com a incompreensão e a ingratidão dos mesmos, pois o caminho é nosso e devemos percorrê-lo sozinho.
5. Observar sem discriminar, ou seja, jamais criticar, pois o “fazes o que tu queres é tudo da Lei” se aplica também para o nosso semelhante.
6. Sinceridade em tudo aquilo que fizermos, pois sem ela não encontraremos a paz que nos dará força para adquirir a PACIÊNCIA.

A conquista da PACIÊNCIA induz o Chacra básico a girar de forma harmônica, permitindo que os eflúvios da Energia Solar “atravessem” as pétalas deste centro de força, proporcionando ao estudante uma visão mais ampla do universo que o envolve, outorgando-lhe uma visão mais compreensiva da vida e uma sensação de bem-estar que nunca tinha experimentado antes. Ao contrário, a impaciência, a pressa e qualquer atitude que não esteja alicerçada num perfeito equilíbrio de atitudes, desarmoniza nossas vibrações e impedem totalmente este acontecimento.
Este Portal está relacionado ao Chacra Raiz ou Básico (Muladhara), a Sephirah Malkuth, e é também conhecido como o Palácio de 4 Portas (Fogo, Terra, Ar e Água).

As características deste chacra são:
Mantra: LAM
Localização: Base da coluna vertebral, no períneo (zona entre os órgãos sexuais e o ânus).
Irradia verticalmente, para baixo
Cor: Vermelha
Castelo de 4 portas (Na prática cabalista o estudante deverá penetrar neste mundo consciencial de acordo com seu signo de nascimento, pois cada porta está relacionada com um dos 4 elementos)
Pétalas: 4

2º PORTAL: DESAPEGO
A virtude a ser adquirida para que os eflúvios de Kundalinî penetrem naturalmente por este chacra, sem os perigos de aumentar nossa animalidade ad infinitum é: O DESAPEGO (o instinto de sobrevivência deve estar sob controle para evitar qualquer forma de egoísmo, inclusive um muito velado em que o propósito da prática em si seja adquirir “felicidade” ou poderes que nos distingam, ao invés da aquisição de qualidades superiores para servir a Raça).
Caminho a ser percorrido:
Devemos nos preparar para sofrer e para a incompreensão, pois aqui teremos de trocar os valores do mundo pelos valores da Alma. Não podemos servir a dois senhores e devemos deixar no altar de nossa aspiração maior a antiga personalidade que, a partir desta etapa, deverá ser iluminada pelo fogo do amor aos princípios superiores da vida a fim de que todos os nossos corpos sejam purificados.
1. Devemos pegar uma acha do fogo desse amor (aos princípios superiores da vida) e iluminar o “eu pessoal”.
2. “Devemos pensar e vivenciar, a partir deste momento o “Seja feita a Tua Vontade, não só no Céu como na Terra”.

Este Portal está relacionado ao Chacra Genésico ou Swadhisthana e a Sephirah Yesod. O desapego deve abranger todo tipo de prazer que nos encadeie a matéria, sem, entretanto nos tornar avesso em relação a qualquer um deles, lembrando sempre a célebre frase da H, P. Blavatsky “Eu posso fazer tudo aquilo que eu posso deixar de fazer”, ou seja, o processo não é repudiar o prazer em si, mas saber discernir que pode fazer qualquer coisa, desde que essa atitude não encadeie a personalidade em qualquer tipo de costume (vício) que contrarie seus propósitos superiores.

As características deste Chacra são:
Mantra: VAM
Localização: Entre o osso púbico e o umbigo; o ponto exato varia em função dos indivíduos.
Irradia horizontalmente.
Cor: Laranja
Pétalas: 6

3º PORTAL: CONHECIMENTO
A virtude a ser adquirida para que os eflúvios de Kundalinî penetrem naturalmente por este Chacra, sem os perigos de aumentar nossa animalidade ad infinitum é: O CONHECIMENTO
1. A conquista da Paciência e do Desapego nos faz chegar ao conhecimento.
2. Com o conhecimento, devemos destruir o cárcere do desejo, seja em que forma se apresente, para, então podermos chegar a compreender o Espírito da Imortalidade e, dessa forma, unirmo-nos com a Sabedoria Eterna.
3. Isto só pode ser conquistado com o domínio da mente emocional e o desenvolvimento de certas qualidades da Alma, como a compaixão e o serviço prestado ao nosso semelhante, prática que nos vincula a um tipo de vibração indispensável na harmonização de nossa estrutura mental-emocional com a dos servidores da Raça. Esta harmonização só é conseguida com o esquecimento do propósito pessoal em favor do propósito coletivo, pois é o primeiro passo para “colher as maçãs do Jardim das Hespérides”. (Aquele que passou o Primeiro e o Segundo Portal deve aprender a estender a taça da compaixão a todos que dela necessitam, recusando um só gole para si, permanecendo sedento até que algum companheiro, percebendo a sua sede, também lhe dê de beber).

Este Portal está relacionado ao Chacra Manipura e as Sephiroth Hod e Netzach e o Conhecimento deve ser adquirido como preparação de um coração compreensivo e uma mente capacitada a extrapolar toda forma de conhecimento dogmático ou de caráter restritivo, de forma tal que o estudante investigue as mais variadas formas do pensar humano (filosofia e ciências em geral), afim de que seu cérebro se enriqueça do maior número de neurônios possíveis. A disciplina e a humildade no estudo são imprescindíveis nesta etapa, pois ler apenas, sem procurar entender, não leva a nada. Neurônios não cultivados morrem rapidamente e não permitem uma concatenação de ideias capaz de visualizar melhor o invisível.

As características deste Chacra são:
Mantra: RAM (RANG)
Localização: Plexo Solar; Plexo Epigástrico; Umbigo.
Irradia horizontalmente,
Cor: Dourada
Pétalas: 10

4º PORTAL: UNIÃO
A virtude a ser adquirida para que os eflúvios de Kundalinî penetrem naturalmente por este Chacra, sem os perigos de aumentar nossa animalidade ad infinitum é: A UNIÃO, no sentido de não mais deixar de reconhecer, por causa do conhecimento adquirido, a unidade da vida entre todas as criaturas. Aqui o estudante também começa a unir sua personalidade com sua individualidade e isto cria as condições adequadas para que sua mente adquira a percepção em níveis intuitivos, ou seja, começa a perceber que “não sou eu mais que vivo, Cristo vive em mim” – (Carta aos Gálatas 2:20).
1. Não mais a personalidade comanda nossas atitudes e entendimento. Começamos a expressar a vontade de nossa Alma, ou Eu Superior, porque já está entronizado em nós a PACIÊNCIA, O DESAPEGO E “SABEMOS INTERNAMENTE” que o importante é amar impessoalmente, pois amor é consciência e não emoção.
2. A união, no seu verdadeiro sentido, é a compreensão de que “Eu e o Pai somos um” e isto só acontece quando “Não sou eu mais que vivo, é o Pai que vive em mim”.
3. Não é mais possível desejos pessoais.
4. A mente está liberta em relação à malícia, a inveja e de manchar a língua com a calúnia.
5. Começa-se a viver a compreensão dos mistérios de Deus, ou seja, da única força que anima tudo e todas as coisas. Embora ainda permaneça no mundo, neste estágio o Ser humano desliga-se totalmente dos valores da vida mundana e se dedica a servir a humanidade.
6. Entretanto, mesmo neste estágio, deve fazer um exame diário observando a fé e verificar se o coração está ocupado com o Propósito de Deus, ou seja, a felicidade e o bem de todos os seres da criação

Este Portal está relacionado ao Chacra Anahata e as Sephiroth Chesed, Guevurah e Tiphereth (pulmões, timo e coração) e os eflúvios da Energia Solar começam a chegar a esta parte do corpo do estudante quando, depois de ter desenvolvido a compaixão e a tolerância, sua mente se torna apenas observadora (não mais discriminadora) e a intuição passa a se fazer presente em sua vida, falando mais alto à sua consciência espiritual.

As características deste Chacra são:
Mantra: YAM
Localização: No centro do peito relacionado à Glândula Timo
Irradia do centro para todos os lados
Cor: Verde
Pétalas: 12

5º PORTAL: CONTENTAMENTO
A virtude a ser adquirida para que os eflúvios de Kundalinî penetrem naturalmente por este Chacra, sem os perigos de aumentar nossa animalidade ad infinitum é: O CONTENTAMENTO.
1. Aqui a homem adquire a Sabedoria de que todas as riquezas do mundo, todo o amor, toda a felicidade e toda dor, são dádivas do Altíssimo.
2. O contentamento Supremo é Deus. Nenhum mal ou sofrimento pode chegar a abalá-lo.
3. Sua palavra está sempre saturada de alegria e objetiva a construção do amor em seus semelhantes.
4. Escolhe a verdade como forma de expressão e sua voz torna-se penetrante em sabedoria e doçura.
5. Caminha com segurança e a certeza de Deus como criador perfeito e bondoso não admite imperfeições na criação, porque vê além das formas.

Este Portal está relacionado ao Chacra Vishuddha e a Sephirah Daat. Quando os eflúvios da Energia Solar começam a chegar a esta parte do corpo do estudante sua liderança se faz presente em todas as ações que objetivem o bem de seu semelhante. Não mais vindica poderes e se torna um verdadeiro servidor da humanidade.

As características deste Chacra são:
Mantra: HAM (HANG)
Localização: No plexo carotídeo e ligado as Glândulas Tiroide e Paratireoides
Irradia para a frente
Cor: Azul celeste
Pétalas: 16

Observação: É neste estado de consciência que, numa subida da energia solar cultivada com os valores negativos da vida que o Ser humano faz a escolha de se tornar um Mago Negro.

6º PORTAL: RIQUEZAS ESPIRITUAIS
A virtude a ser adquirida para que os eflúvios de Kundalinî penetrem naturalmente por este Chacra, sem os perigos de aumentar nossa animalidade ad infinitum é denominada em sabedoria espiritual RIQUEZAS ESPIRITUAIS e está relacionada ao tipo de consciência que o Estudante principia a experimentar quando os eflúvios da Energia Solar começam a inundar o Chacra Frontal.
1. Aqui se abre o caminho da Verdadeira Luz.
2. Vemos a face do Mestre.
3. A cada instante vemos um novo mundo, seus mistérios e a sabedoria nele depositada.
4. Adquire-se a consciência plena de que possuímos um universo dentro de nós.

Este Portal está relacionado ao Chacra Ajna e as Sephirah Hochmah e Binah que estariam, por sua vez, identificadas com as duas pétalas grandes, possuindo cada uma 48 pétalas pequenas. Quando os eflúvios da Energia Solar começam a chegar a esta região um verdadeiro esplendor acontece à consciência do estudante e sua visão transcende os planos da forma em todos os seus segmentos.

As características deste Chacra são:
Mantra: OM
Localização: No plexo pineal e ligado a glândula pituitária (Hipófise)
Irradia para a frente
Cor: Azul índigo
Pétalas: 96

7º PORTAL: LIBERDADE
A virtude a ser adquirida para que os eflúvios de Kundalinî penetrem naturalmente por este Chacra, sem os perigos de aumentar nossa animalidade ad infinitum é: LIBERDADE, implicando o sentido desta palavra na total emancipação do Ser humano de todos os laços que o vinculavam ao mundo das formas.
1. Aqui os eflúvios da Energia solar liberta a consciência do Verdadeiro Ser do seu Eu PESSOAL e de tudo o que o relacione com os mundos físicos. A Obra está realizada.
2. Agora passa a viver com Deus e através de Deus.
3. Não valoriza mais as coisas do mundo.
4. Sua única aspiração é servir com todas as qualidades conquistadas, nos vários reinos onde o Criador se expressa (Dévico, humano, animal, vegetal e animal), principalmente às vidas ainda ocupando formas inferiores.

Este Portal está relacionado ao Chacra Sahasrara e a Sephirah Kether.

As características deste Chacra são:
Mantra: SHAM
Localização: Acima do topo craniano, relacionado à Glândula Pineal.
Irradia para todos os lados
Cor: Todas as cores
Pétalas: 972 (o Lótus de 1000 pétalas)


O presente trabalho objetiva esclarecer que, considerando a atual fase de evolução da humanidade e a estrutura dos veículos humanos, onde o corpo mental ainda está em formação, tendo passado as fases de sono sem sonhos (consciência do reino mineral), de sonho com sonhos (consciência do reino vegetal), acordado no reino animal e começado a pensar no reino hominal e, nesta fase, desenvolvido a mente instintiva, a mente sensitiva, a mente memorativa e atualmente desenvolve a mente racional (lógica), com vislumbres da mente intuitiva, ainda não possui as condições necessárias para que a Energia Solar possa ser direcionada para ultrapassar seu assento natural. Entretanto, quando o Ser humano equilibra o seu caráter com as virtudes acima mencionadas, ele cria as condições necessárias para que sua estrutura corporal (seus três corpos densos) se torne mais sutil (isto implica em melhores cuidados com a alimentação física e moral e a qualidade de seus pensamentos) naturalmente essa energia começa a fluir sutilmente de seu assento natural e ele começa a viver um tipo de vida incompreensível para a maioria dos seres humanos, isto porque, toda sua expressão de vida passa a experimentar, vivenciando, as promessas dos grandes Instrutores da Humanidade, ainda pouco ouvidos por quase a totalidade dos seres humanos. Nosso convite é este: experimentem vivenciar ao menos as três primeiras virtudes acima mencionadas e constatem, pessoalmente, os benefícios proporcionados pelo cruzar estes Portais.
Não é tão difícil vencer essas três etapas de nossa evolução, porém elas exigem disciplina e determinação e, quanto mais cedo começarmos, mais cedo também vivenciaremos a experiência de, ao terminar nossa atual encarnação, aportarmos ao outro lado da vida conscientes e emancipados para um vida mais consentânea ao propósito de nossa Alma. Termino dizendo: sim é possível e desejável fazer com que A Energia Solar comece a subir pela coluna vertebral, mas é imprescindível que o estudante adquira antes as qualidades acima mencionadas. Kundalinî irá energizar o que o estudante já possui dentro de seus corpos, seja positivo ou negativo. Se você já está com a consciência plenamente harmonizada dentro de seus veículos plenamente harmonizados vá em frente, pois irá participar somente daquilo que já construiu. Se não, por que essa pressa? Será curiosidade em relação a experiência a ser vivida? A curiosidade matou o gato!


Panyatara



[1] Para alguns, na região acima do mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário